top of page
Almirante Tamandaré e Marinha recebem homenagem da Assembleia Legislativa com cobertura da Rádio Calafrio

A  Rádio Calafrio teve o privilégio de participar da comemoração do Dia do Marinheiro com autoridades, marinheiros e  com professores e alunos da EMEF Almirante Tamandaré.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para homenagear o Dia do Marinheiro e o patrono da Marinha, o almirante Joaquim Marques Lisboa, também conhecido como Almirante Tamandaré, foi realizada na manhã do dia 7 de dezembro uma sessão solene aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez (PSDB).

 

Nossa escola, a EMEF Almirante Tamandaré, foi convidadada pela Marinha e o diretor Arli José Fernandes extendeu o convite à Imprensa Jovem da Rádio Calafrio para cobrir o evento. Participaram alunos dos 8º e 9º anos, a professora Ludmilla Mignaco, orientadora do Projeto de Radiojornalismo, Carolina Cortinove, professora da Sala de Leitura e Alice Cristina, professora de Matemática.

 

O Brigadeiro André Luiz Fonseca e Silva, diretor do Centro Logístico de Aeronáutica (Celog) e o general de brigada Riyzo Ikeda, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, falaram sobre importância da Marinha na garantia da ordem e da soberania nacional.

 

Fernando Capez enalteceu o papel da Marinha na defesa de valores e entregou ao vice-almirante Glauco Castilho Dall"Antonia, comandante do Comando do 8º Distrito Naval, um troféu. Dall"Antonia entregou ao presidente da Assembleia o  livro Amazônia Azul que relata o cuidado com as águas desta região do Brasil.

 

 

A repórter Gabriela Pereira entrevistou Misael Antonio de Sousa, assessor político do Deputador Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez. Ele contou um pouco sobre o evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O general Ikeda relembrou a importância do almirante Tamandaré comentando fatos históricos. A sessão foi encerrada com a bela Canção do Marinheiro (Cisne Branco), mas o festejo continuou com a abertura da exposição História de Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial.

 

O objetivo da mostra é resgatar a participação dos brasileiros nos campos de batalha na Europa que ocorreu há 70 anos. “Ela foi feita para preservar e divulgar a nossa história”, disse o secretário-geral da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Jairo Junqueira da Silva Filho.

 

Condecorado com a outorga da Medalha Expedicionário e respectivo diploma pela FEB pela contribuição e preservação da história da Força Expedicionária Brasileira, Fernando Capez disse que “a exposição faz parte dos novos objetivos da Casa, que é transformá-la em um grande centro cultural”. Além dos membros da Marinham, também estavam presentes os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Coronel Camilo (PSD) e o Delegado Olim (PP).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gabriela Pereira conversou com Misael Antonio de Sousa sobre a exposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem se interessar em conhecer um pouco da História do Brasil e Mundial, a mostra segue até o dia 21/12, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa. 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Gabriela Pereira (9 anos), Estefani Sobral (10 anos), Júlia Nascimento (10 anos), Bruna Carmona (10 anos) e Cauan Carvalho (13 anos).

IMPRENSA JOVEM RÁDIO CALAFRIO

Imprensa Jovem da Rádio Calafrio cobrindo o evento. 

Fonte: TV Legislativa

 

Fotos: Gabriela Pereira (9 anos), Estefani Sobral (10 anos), Júlia Nascimento (10 anos), Bruna Carmona (10 anos) e Cauan Carvalho (13 anos).

Equipes de Projetos de Educomunicação participam de curso  em mostra de educação

Rádio Calafrio e Blog do Martin juntos na cobertura de curso de Educomunicação na Mostra de Educação da DRE JT

 Rádio Calafrio e Blog do Martin juntos cobrindo o evento.

 Foto: Ludmilla Mignaco

A convite de Shirley Diniz, gestora da Diretoria Jaçanã Tremembé (DRE JT), a equipe da Rádio Calafrio realizou a cobertura do curso "Tecnologias para aprendizagem e projeto educomunicativos como áreas de integração curricular no Programa Mais Educação São Paulo".  Ele faz parte da 1ª Mostra de Educação da DRE JT.

 

O curso aconteceu no dia 11 de novembro no auditório da Biblioteca São Paulo, em Santana e foi apresentado por Ismar de Oliveira Soares, professor da Universidade de São Paulo e autor de mais de 30 artigos sobre Educomunicação e pela jornalista Paola Prandini, formadora dos cursos de Educomunicação do Programa Nas Ondas do Rádio, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

 

Participaram ainda Shirley Diniz, Kléber W. Alves da Silva da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica DOT-P DRE JT, Carlos Lima, coordenador dos cursos Nas Ondas do Rádio e Cláudia R. Dias Branco (DOT -DRE JT). A equipe do Blog do Martin da EMEF Martin Francisco Ribeiro de Andrada também esteve presente fazendo a cobertura do evento.

 

Os alunos da Rádio Calafrio puderam colocar em prática todo o conteúdo aprendido durante o ano letivo como técnicas de filmagem, fotografia, entrevista e elaboração de pauta. 

 

Em entrevista à Rádio, Carlos Lima comentou sobre a importância do curso Imprensa Jovem on line, que a equipe da rádio também está participando: "A gente está vendo que o trabalho do aluno na escola,  com as mídias e com as temáticas está sendo muito legal, porque é um tipo de informação que vai ajudar muito o aluno que participa do Imprensa Jovem a desenvolver boas pautas, para fazer boas entrevistas e desenvolver as temáticas".

 

O professor Ismar de Oliveira Soares comentou sobre a possibilidade de existir uma disciplina de Educomunicação nas escolas. Segundo ele, "há um desejo das políticas públicas do município que as crianças falem, se expressem e a Educomunicação chegou pra isso, e já mostrou que facilita isso. Só que ela não vai entrar como uma disciplina, ela vai entrar como um procedimento que envolve os alunos através de projetos". 

 

 

Para Paola Prandini, a Educomunicação é uma área que pode abrigar diversos temas, pode estar na aula de História, Ciências, Matemática, cabe qualquer conteúdo nesse campo, já que é um campo transversal. 

 

A Rádio Calafrio agradece o convite e o acolhimento de todos os envolvidos no evento. Agradece também o apoio da professora Madalena Sercundes, professora de informática da EMEF Almirante Tamandaré.

 

 

Sobre a mostra acesse:

 

http://issuu.com/dot-pdrejt/docs/revista_da_mostra_dre_jt

 

Conheça o blog da Rádio Calafrio e o Blog do Martin

 

somarrepiante.wix.com/radiocalafrio

emefmartinfrancisco.blogspot.com.br

 

Equipe da Rádio Calafrio entrevistando Paola Prandini e professor Ismar Soares.

Foto: Carlos Lima

Entrevista de Carlos Lima. 

Repórteres Ricardo Prates (10 anos) e Felipe de Oliveira (10 anos). Vídeo de Mirela Adão (10 anos).

Entrevista do professor Ismar Soares da USP. 

Repórter Letícia Medeiros  (9 anos)  e vídeo de Mirela Adão

Entrevista da Jornalista Paola Prandini, formadora dos cursos de Educomunicação da SME - DRE JT

Repórter Letícia Medeiros  e vídeo de Mirela Adão

Rádio Calafrio na cobertura do evento.

Fotos: Cauan Carvalho (13 anos), Natanael Claudino (9 anos) e Ludmilla Mignaco.

Oficina de Radiojornalismo na Escola é destaque no Seminário de Comunicação e Educação

A participação dos alunos da Rádio Calafrio no II Seminário de Comunicação e Educação da Universidade Anhembi Morumbi foi comentada no site da Secretaria Municipal da Educação (SME), no da Associação Brasileira de Pesquisadoreas e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM) e do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE USP). Acesse os links abaixo!

 

 

http://www.abpeducom.org.br/2015/11/educomunicacao-e-saude-integral-foi.html

 

http://nce-usp.blogspot.com.br/

 

 

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br//Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/Experiencias-educomunicativas-desenvolvidas-na-RME-serao-compartilhadas-em-Seminario

 

 

 

Rádio Calafrio participa de evento de comunicação e educação 

A equipe da Rádio Calafrio participou no dia 29 de outubro do II Seminário de Comunicação e Educação da Universidadade Anhembi Morumbi. Os alunos apresentaram a cobertura jornalística do evento da intervenção socioambiental com a criação da horta medicinal na EMEF João Domingues Sampaio.

 

A oficina contou com a presença da professora Ludmilla Mignaco, da professora Silene P.G. Bexiga da EMEF João Domingues e da formadora do curso de Educomunicação Socioambiental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carmen Gattás.

 

Partiparam da oficina profissionais da área da educação e de comunicação, além de outros formadores de cursos da SME. 

 

Acompanhe como foi o evento! 

Acompanhe a cobertura completa da criação da horta medicinal na

EMEF João Domingues Sampaio 

Parcerias marcam criação de horta medicinal

O evento organizado pela EMEF João Domingues reuniu educadores, alunos, equipe de rádio e profissionais da área ambiental.

 

 

Poucas escolas têm o privilégio de contar com uma estufa com vários canteiros plantados e outros ainda vazios em seu interior como a EMEF João Domingues Sampaio (DRE- JT), na Vila Maria Alta, zona norte.

 

 Aproveitando o encerramento do Curso de Educomunicação Socioambiental, oferecido aos professores da Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Programa Nas Ondas do Rádio, a professora Silene P.G. Bexiga da EMEF João Domingues convidou a formadora do curso, Carmen Gattás, para criarem uma horta medicinal.

 

A intervenção socioambiental contou com várias parcerias. Participaram Shirley Diniz, Gestora de Educação Ambiental; o Gestor Ambiental, José Francisco Armelin da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente; a professora Ludmilla Mignaco com a equipe da Rádio Calafrio da EMEF Almirante Tamandaré; Sheila de Oliveira, diretora da EMEF João Domingues; a professora Lúcia Helena B. Santos e Thaís Brianezi. O evento reuniu ainda a professora Laura Florenco da EMEI Eduardo Carlos Pereira, representante do CEI Jardim Japão e Sidnei Augusto, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) Santana Tucuruvi. 

Em entrevista à equipe da Rádio Calafrio, Shirley Diniz comentou sobre essa parceria entre as duas escolas: “A importância está no trabalho em rede, sozinha o meu trabalho vai ficar só para mim, se eu me juntar com você, o trabalho vai ficar melhor. Isso cria o poder de vocês serem protagonistas. A importância é unir as escolas em prol da sustentabilidade”.

 

Os convidados mostraram que sabem fazer covas muito boas! Os zumbis que se cuidem neste mês do Halloween! Todos participaram do plantio de mudas de alho roxo, boldo peludo, manjericão e penicilina, aprendendo desde o preparo da terra até o momento certo da colheita. As mudas foram doadas por Patrícia Prado, administradora do Parque da Vila Guilherme (Trote).

“Essa parceria é muito importante, tudo que vem a somar ao aluno é muito relevante para nós da escola”, comenta Arli José Fernandes, diretor da EMEF Almirante Tamandaré.

EMEFJoão Domingues Sampaio convida a Rádio Calafrio para intervenção socioambiental 

A intervenção para criação de um horta medicinal ocorrerá dia 21 de outubro na EMEF João Domingues Sampaio e contará com a presença da Dra. Carmen Gattás, formadora dos cursos de Educomunicação Socioambiental da SME, professores do Curso Educomunicação Socioambiental da Diretoria Regional de Ensino (DRE Jaçanã/Tremembé; um Engenheiro Agrônomo da UMAPAZ; "Imprensa Jovem" de algumas EMEFs locais; pais de alunos, que estão sendo convidados através da "Reunião de Pais" da EMEF João Domingues; o Gestor Ambiental José Francisco Armelin do Núcleo de Gestão descentralizado (DGD) Norte - que já trabalha com a EMEF João Domingues. Serão convidados ainda os médicos de duas UBSs locais e pela DRE Jaçanã/Tremembé a Gestora de Educação Ambiental Shirley Diniz. 

 

A Rádio Calafrio agradece o convite! Será um grande prazer! 

ALUNOS VISITAM A RÁDIO TRANSAMÉRICA

Os alunos do Projeto de Radiojornalismo, do Grêmio Estudantil e do TCA sobre rádio visitaram a Rádio Transamérica na chuvosa tarde do dia 8 de setembro. 

 

Depois de muito congestionamento e claro, muita água (muita mesmo), os alunos chegaram à rádio e foram muito recebidos. Renê Cavalera, produtor da rádio, foi quem apresentou o local. 

 

Primeiramente, os alunos puderam ver e ouvir ao vivo a locução do apresentador Fernando Telles. Entre uma música e outra, o locutor tirou várias dúvidas dos alunos com muita simpatia e paciência.

 

Em seguida, os alunos foram a outro estúdio gravar perguntas para a cantora Anitta. O programa deve ir ao ar em outubro, no Dia das Crianças. 

 

No final, depois de muitas fotos, os alunos ganharam adesivo da Rádio Transamérica.

 

 

Agradecemos a todos da Rádio Transamérica por possibilitarem a visita. 

 

 

 

Vem aí a radionovela "Família Calafrio"

Tarde de Jazz agita a escola

Depois de muita correria, os alunos da Rádio Calafrio  e os alunos do Projeto de Inglês apresentaram na tarde gelada do dia 23 de junho o musical "New York New York". Os pequenos esquentaram a escola dançando ao som de Frank Sinatra para os alunos do primeiro ao quarto ano. Apesar do pouco tempo de ensaio, os alunos conseguiram atingir o objetivo principal que é fazer da escola um ambiente culturalmente mais rico e incentivador de novos talentos.  

 

A princípio os alunos relutaram  a aprender sobre o Jazz, talvez por falta de conhecimento ou, quem sabe, por ainda não entenderem a dimensão do universo musical. Mas logo ficaram interessados por Nina Simone, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Norah Jones, Michael Bublé, Louis Armstrong e outros grandes nomes do Jazz. Daí a importância de se abrir espaço para construir esse conhecimento musical que é imprescindível para se trabalhar com o rádio. 

 

Em agosto tem mais! 

 

Se você gosta de uma boa história mas não dispensa uma boa risada, você precisa conhecer a Família Calafrio. Quer saber um pouco mais? Bem, os Calafrios moram no interior de São Paulo, em duas fazendas: a Fazenda Vaca Amarela e a Fazenda Nem que a Vaca Tussa. A família é bem grande: Bruna e Creide são filhas de Gerardina. Creide é viúva, mãe de Bernardo, Armando, Mafarda e Gerarda. Bruna e Felipe Calafrio são os pais de Jão, Tião, Bia e Duarda. Tudo estava tranquilo até a chegada da vó Gerardina e de tia Creide na casa dos Calafrios. Foi tanta confusão que até o Saci e o Lobisomem apareceram por lá! 

 

A história está recheada de... bem, isso só vendo, ou melhor, ouvindo para saber!  Não perca! Em outubro FAMÍLIA CALAFRIO!

Começam os ensaios de new york new york

Continuando o estudo sobre gêneros musicais, os alunos da Rádio Calafrio em parceria com os alunos do Projeto de Inglês decidiram fazer uma nova apresentação musical. O gênero escolhido dessa vez foi o JAZZ e a música NEW YORK NEW YORK na voz de Frank Sinatra.

 

As apresentações devem ocorrer no final de junho.

Rádio Calafrio "a la John Travolta"! 

A galerinha da Rádio Calafrio em parceria com os alunos do Projeto de Inglês apresentaram Grease - Nos Tempos da Brilhantina no sábado da família na escola, dia 9 de maio. Ao som do rock dos anos 50 e em uma "lanchonete de época" os alunos arrastaram os pais, amigos e até professores para pista de dança! 

Alunos fazem exposições sobre Rock

Colocando em prática as aulas sobre gêneros musicais, a equipe da Rádio Calafrio montou três painéis sobre o ROCK: O Rock de 1950 a 1970 através das Caricaturas; Logomarca de Bandas de Rock e Exposição Capas de Disco e CD de rock. Que venha o JAZZ agora! 

bottom of page