top of page
EMEF Tamandaré comemora 60 anos

A escola recebeu a comunidade em mais um Dia da Família com muita festa.

Foto: Imprensa Jovem Rádio Calafrio

Foi com muita alegria que a EMEF Almirante Tamandaré assoprou as velinhas no dia 26 de novembro! Depois de passar por uma longa reforma, pinturas interna e externa e uma mudança no visual dos muros sob a gestão do diretor José Arli Fernandes, o batuque dos martelos foram substituídos pelo som de muita música, dança e trabalhos artísticos.
 
A festa começou logo cedo com apresentações de trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II e, em seguida,  a quadra foi tomada pela energia contagiante dos alunos da professora de Educação Física Raquel da Costa Vieira que apresentou "Dançando pelas décadas". Ora tradicional, ora contemporâneo, os alunos deram um show de dança, mostrando seis décadas de música, desde da clássica "Quizás" de Nat King Cole até "Inclassificáveis" de Arnaldo Antunes. A plateia ainda foi convidada a dançar "Vou desafiar você" de MC Sapão e também não fez feio! 
No fim da manhã foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental I mostrar que também têm ginga nos pés e um figurino de primeira! A coordenadora pedagógica Simone Silva abriu as apresentações com os quintos anos da tarde através de uma retrospectiva das últimas décadas. "Universo Tamandaré - Uma história de sucesso" emocionou o público  com várias meninas vestidas de branco dançando sob efeito de luzes, formando um cenário futurístico. "Quando comemoramos os 50 anos da escola eu já era professora de Sala de Leitura e havia também um projeto "A linguagem artística na construção do currículo". A dança com a música "The final Countdown" também foi a abertura há 10 anos e a ideia era contar um pouco da história com diversas linguagens, por isso a utilização da dança e das faixas. Na original ainda havia falas no meio da dança. Essa versão foi uma adaptação, um flashback, um momento para a comunidade e professores que estiveram presentes na festa dos cinquenta anos entrarem no clima da comemoração, além de ser um passeio pelas décadas", explicou a coordenadora pedagógica Simone Silva.
A professora de Educação Física Regina Ferreira Nascimento deu sequência com "Almirante Tamandaré no mundo do Xadrez". Com um tabuleiro servindo de palco, a apresentação misturou música e encenação para contar um pouco da História do Xadrez na escola. O show prosseguiu com a professora da Sala de Leitura Valéria Silva que colocou as famílias presentes a bordo do "Navegando pelo mundo da Literatura Infantil". Os alunos dos primeiros anos vieram embalados com seus topetes, óculos e saias de bolinhas, típicos dos anos 50 com a música "Ele é bom". A professora também apresentou "Emília", "Superfantástico" que nostalgiou a plateia, "Amiguinhos" e um cordel.
Depois de tantos gêneros musicais, ele não poderia ficar de fora! O samba marcou presença com as professoras Patrícia Costa Pedro, Rita de Cássia Guimarães e Ana Paula Antunes. Os quintos anos da manhã subiram ao palco com chocalhos e fizeram as famílias entrarem "Nos embalos do samba" que trouxe uma encenação e trechos de clássicos do samba. Segundo a professora Rita de Cássia, a ideia era representar a vivência em sala de aula e demonstrar que os conteúdos trabalhados não são impostos e sim dialogados com os alunos. "A encenação tinha como pano de fundo uma sala de aula de 5° ano que empolgada com a comemoração de 60 anos da escola pensou em festejar a data, abordando o centenário do samba, trazendo uma retrospectiva dos sambas mais marcantes de cada década, desde a fundação da escola",  complementou a professora Ana Paula Antunes. 
O especial Dia da Família na Escola também foi uma oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos nos Projetos de Xadrez, Rádio e Imprensa Jovem, Percussão e Meio Ambiente. "Nós apresentamos o jardim com materiais recicláveis, a compostagem com sementes e outros trabalhos dos alunos", contou a professora Iranete Márcia de Almeida do Projeto de Meio Ambiente.
Finalizando a festa, os alunos dos segundos anos das professoras Laura de Fátima Antonio, Flávia Silva e Ana Lúcia Pontes apresentaram "60 anos de Tamandaré - O musical" sob orientação das professoras Flávia Silva e Ludmilla Mignaco. "O musical foi resultado de um trabalho em parceria com alguns profissionais da unidade escolar. Ressalto a importância dos alunos terem demonstrado outras habilidades e linguagens. Foi um projeto que me orgulhou muito", comentou a professora Flávia.
 
Há 11 anos na escola e chamada carinhosamente pelos alunos de "Tia Lúcia", a auxiliar técnico de educação Maria Lúcia de Mesquita se emocionou ao falar da festa: "Todo o evento foi lindo demais, as luzes, as fantasias,  adorei todas as músicas e as danças dos alunos!". 
Galeria Fund. 2 -  Apresentações
Galeria Fund. 1 -  Apresentações
Galeria Fund. 1 e 2 -  Exposições
Apresentação "Dançando pelas décadas" -  Professora Raquel da Costa Vieira
Abertura das apresentações (do 1º ao 5º ano) e apresentação musical "Universo Tamandaré - Uma história de sucesso" sob a orientação da coordenadora pedagógica Simone Silva.
Apresentações da professora Valéria Sílva - "Navegando pelo mundo da literatura infantil" e da professora Daniella Pires do Projeto de Percussão.

Apresentação da professora Regina Ferreira Nascimento - "Almirante Tamandaré no mundo do xadrez" e "Nos embalos do samba" com as professoras Patrícia Costa Pedro, Ana Paula P. Antunes e Rita de Cássia Guimarães.

Apresentação "60 anos de Tamandaré" com os segundos anos (professoras Ana Lúcia Pontes, Laura Antonio e Flávia Silva) sob orientação das professoras Flávia Silva e Ludmilla Mignaco.

Dia da Família na Escola

O Dia da Família começou cedo e quase terminou cedo também! Tudo estava indo muito bem até que a rede elétrica da região foi desligada para reparos e só voltaria após às 14h. Mas como dizia vovó, pra tudo se dá um jeito! E foi assim, sem eletricidade mas com energia de sobra de professores, alunos, pais e gestores que aconteceu mais um Dia da Família na Escola no dia 28 de novembro.

 

O Dia da Família na Escola é um momento de união e de confraternização entre pais, alunos e escola. Também é um momento de mostrar toda dedicação e trabalho dos professores com seus alunos.

 

A Rádio Calafrio entrevistou parte da equipe gestora com os repórteres Gabriel Nogueira, Cauan Carvalho e Letícia Medeiros. Eles conversaram sobre esse evento com Simone Silva e Dauziley Valadão coordenadoras pedagógicas, com Tânia Cavalcanti, assistente de direção e com Arli José Fernandes, diretor da escola. 

A professora Carolina Cortinove foi quem abriu o evento com a apresentação do Sarau Vozes Negras. Em seguida, um belo desfile de moda criado pelas professoras Raquel da Costa Vieira, Graciela Martins, Gardênia e Maria Cristina Bispo tomou conta do palco.

Quem falou com a Rádio também sobre o trabalho desenvolvido com os alunos foram as professoras Flávia Silva do 3ºB, Valéria Silva da Sala de Leitura e Neide Rodrigues Paiva do 3°A.

 

 

Acompanhe.

Entrevista da coordenadora pedagógica Simone Silva - Rádio Calafrio/Imprensa Jovem - Cauan Carvalho- 8º ano
00:00 / 00:00
Entrevista da coodernadora pedagógica Dauziley Valadão - Rádio Calafrio/ Imprensa Jovem - Gabriel Nogueira - 3º ano
00:00 / 00:00
Entrevista de Arli José Fernandes, diretor da escola - Rádio Calafrio / Imprensa Jovem - Letícia Medeiros - 3º ano
00:00 / 00:00
Entrevista de Tânia Cavalcanti, assistente de direção da escola - Rádio Calafrio / Imprensa Jovem - Letícia Medeiros - 3º ano
00:00 / 00:00

Fotos: Júlia Nascimento (10 anos) e Ricardo Prates (10 anos)

Entrevista das professoras Raquel e Maria Cristina - Rádio Calafrio/ Imprensa Jovem - Cauan Carvalho - 8º ano
00:00 / 00:00

Entrevista com a professora Carolina Cortinove

Repórter: Ricardo Prates (10 anos)

Apresentações dos projetos das professoras Carolina Cortinove, Maria Cristina Bispo, Raquel, Gardênia e Graciela Martins.

Fotos: Bruna Carmona (10 anos)

Professora Neide Rodrigues comentando sobre a peça A Linda Rosa Juvenil.

Repórter: Gabriela Pereira (9 anos).

Cinegrafista: Natanael Claudino (9 anos).

Professora Valéria Silva comentando sobre o Projeto Pequenos Cordelistas

Repórter: Bruna Carmona (10 anos).

Cinegrafista: Beatriz de Castro (10 anos).

Apresentação da peça A Linda Rosa Juvenil.

Fotos: Gabriela Pereira (9 anos).

 

Apresentação do Projeto Pequenos Cordelistas.

Fotos: Gabriel Nogueira (9 anos).

 

Entrevista da Professora Flávia Silva - Ler, Sonhar e Encantar - Rádio Calafrio / Imprensa Jovem - Letícia Medeiros - 3º ano
00:00 / 00:00

Apresentação dos trabalhos Ler, Sonhar e Encantar e outros trabalhos desenvolvidos na escola.

 

Fotos: Gabriela Pereira (9 anos).

 

Fotos: Gabriela Pereira (9 anos) e Ricardo Prates (10 anos).

 

Entrevista com o professor Oscar Carmo.

Repórter: Gabriela Pereira (9 anos)

Cinegrafista: Gabriel Nogueira (9 anos) e Cauan Carvalho (13 anos).

bottom of page